$type=ticker$count=12$cols=4$cate=0

$type=slider$count=3$rm=0

MARRANOS EM SERGIPE

TRAÇOS E COSTUMES DE CRISTÃOS-NOVOS EM MARUIM-SE, A TERRA PROPAGADORA DAS LETRAS.  Adailton Andrade RESUMO : O texto ...

TRAÇOS E COSTUMES DE CRISTÃOS-NOVOS EM MARUIM-SE, A TERRA PROPAGADORA DAS LETRAS. 

Adailton Andrade




RESUMO:

O texto aqui apresentado propõe analisar alguns aspectos da cultura, da memória e da influênciacriptojudaica em Maruim, Sergipe, na segundametade do século XIX e inicio do XX, o mesmo implica em buscar compreender, do ponto de vista cultural, um período bastante importante para a economia de Sergipe. Descendentes de Judeus que migraram para Maruim no apogeu do seu comércio, final do século XVIII para o XIX, deixaramtestemunho de que sua consciência histórico-religiosa ainda estava viva. Assim, são nítidos os vestígios e sinais das manifestações criptojudaicas na sociedade maruinense. Além disso, a análise da documentação referente ao Gabinete de leitura demonstra a forte oposição à Igreja Católica e ao regime político conservador, traço eminentemente característico de uma cultura de resistência.




INTRODUÇÃO

O texto aqui apresentado propõe analisar alguns aspectos da cultura, da memória e da influência criptojudaica em Maruim2, Sergipe, na segunda metade do século XIX e inicio  do XX, o mesmo implica em buscar compreender, do ponto de vista cultural, um período bastante importante para a economia de Sergipe.
O interesse pela temática é resultado de leituras prévias das pesquisas de Marcos Silva sobre cristãos-novos buscando analisar documentos de época, entrevistas com pessoas que se dizem seus descendentes e a influência dessa minoria na cultura de Sergipe.
O autor aponta alguns aspectos encontrados em uma pequena cidade de Sergipe, Cedro de São João, também fazendo leitura de símbolos judaicos estampados nas faixadas das casas. Outracuriosidade, a lagoa existente na localidade, como nome de Salomé, a mulher que pediu a morte de João Batista, homônimo do santo padroeiro da Cidade. Esses fatos levantaram indícios para asconclusões da pesquisa de que ali também osdescendentes de judeus estiveram presentes na formação do povoamento.

O que chama muita atenção nesse texto sãoos indícios encontrados em Maruim. Em um paralelo com o trabalho de Marcos Silva sobre cristãos-novos no nordeste, especificamente o capitulo 5 que trata do paradigma da assimilação entre os descendentes de cristãos-novos em Cedro de São João e o capitulo "A experiência Neo-marrana". Ele afirma:
... De um modo em geral, orelato hegemônico temadotado o século XIX como o limite temporal da resistência dos cristãos-novos à assimilação. Porém, neste particular aspecto das “ressurgências e regressos”, tal como simbolizado pela fênix lendária, parece residir o elemento de  continuidade do “movimento judaizante” (SILVA, 2012, p. 56).

O autor se ocupou em mostrar os fatos queindicam a emergência de uma tendência atual àretomada da prática do judaísmo entre osdescendentes de cristãos-novos nos estados dePernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte,além de analisar as consequências deste fenômeno.
Ora,  o  memorialista Joel  Aguiarapresenta na sua pesquisa  indícios  da presença  de cristãos-novosna genealogia dos marurienses.
 Maruim tem sua origem no mangue, onde se localizava o "Porto das Redes", a "antiga Alfândega de Sergipe", no encontro do rioSergipe com o Guanhamoroba. Mais tarde os moradoresdeixaram a localidade devido à grande quantidade de mosquitostransmissores de doenças. A povoação de Maruim passou a ser àsmargens do rio Ganhamoroba, nas proximidades da Igreja SãoVicente, onde também estava localizado o antigo EngenhoMaruim de Baixo, cujo proprietário era o Sr. Manoel Rodrigues de Figueiredo. O local era bem mais confortável e permitia melhores condições para a expansão do comércio e da agricultura.
Dentre as cidades da Região do Rio Cotinguiba, Maruim participou do desenvolvimento da  Província de Sergipe, porqueele foi, nesse período, o município detentor de invejávelcondição econômica, em virtude das transações comerciais com vários países da Europa.


historiografia sergipana que se caracteriza necessitada de tais estudos, que percebam reflexos nas posturas religiosas e morais da sociedademaruinense, indícios bastante contundentes quanto à presença do povo criptojudeu nas manifestações culturais e religiosas da comunidade local.
Exemplos desses costumes encontrados em Maruim são; como fazer oposição ao culto católico,não ter imagens de santos, fazer jejum, não enterrarparentes no cemitério local por ser domínio católico, não comer certos tipos de carnes, tudo isso desperta atenção por não se tratar de práticas da cultura local.
Paulo Valadares explica que a maioria dos descendentes de cristãos-novos integrou-se à população geral entre o final da época colonial e início do Império. Muitas vezes nos quadros da elite nacional. Porém, “uma minoria desta ascendência, portadora da cultura cristã-nova, pôde sobrevivergraças a fatores internos e externos, comoendogamia praticada constantemente." (VALADARES, 2007: 279).
Ainda, segundo o autor:
... Observando a sociedade brasileira percebe-se que esta presença fertilizou o cotidiano através de alguns símbolos, personagens e valores éticos em quantidades suficientes para considerá-los como um dos substratos importantes da formação nacional, mesmo que passem desapercebidos e sejam sentidos apenas como uma presença oculta. (VALADARES, 2007: 280).4

PECULIARIDADE DA HISTÓRIA DOS CRISTÃOS-NOVOS EM MARUIM

Maruim se desenvolveu no século XIX com aascensão da cultura da cana de açúcar. Com isso, atraiu muitos estrangeiros durante o apogeu das atividades portuárias e comerciais com a Europa. Pessoas de várias nacionalidades chegaram a Maruim; alemãs, ingleses, espanhóis, franceses, portugueses, suíços e judeus convertidos ao cristianismo. 1995, efoi sepultado em Maruim. Em 1927, publicou aprimeira edição do Escorço Histórico do Gabinete deLeitura de Maruim. 
Neste ano, Joel Aguiar ocupou o cargo de Orador no biênio presidido pelo, também maruinense, Josias Vieira Dantas.  

Os  cristãos-novos  foram  importantes  partícipes  na  formação  de  nossa  sociedade,  destacando-se  nosmais diversos setores, misturando-se a ela e deixando legados importantes, muito embora, porém, ignoradosem algumas narrativas, ou ainda pouco estudados, conforme verificamos.  Sobre esses últimos, os chamados cristãos-novos, Anita Novinsky mostra, deforma nítida e precisa, a dimensão social dasquestões relativas à sua “exclusão” na sociedade nordestina desde o século XVII. A partir da pesquisa de Anita Novinsky, buscamos entender como astensões sociais se manifestavam “encobertas” nonível religioso e como se deu a presença desses descendentes de judeus no município de Maruim.
A autora apresenta o conceitofundamental para a compreensão do fenômenodo cristão-novo: o “homem dividido”, dividido entre o mundo católico e o judaico, conceito que vários autores têm adotado. 

Mas, o elemento cristão-novo em Maruim encontrou condições específicas para suas manifestações apartir do século XIX, qual seja a influencia deestrangeiros que chegaram à localidade na segunda metade do século XIX, sobretudo os alemães.
Segundo José Edgar Mota Freitas, os primeirosalemães que se fixaram em Sergipe chegaram no início da década de 40 desse século. Eles optaram por viver na Vila de Maruim, o principal porto comercial existente na Província, responsável pela exportação do açúcar.
Por sua vez, Joel Aguiar6 informa que os alemãesganharam maior visibilidade em
Maruim, depois da instalação da casa A. Schramm & Co., dedicada a exportação de açúcar e importadora de mercadorias industriais e outrosmanufaturados europeus. A empresa teve como fundadores, em 1831, em Pernambuco, os irmãos Adolph e Ernst Schramm. Este último era o mais novo dos cinco filhos de Johann Gottfried Schramm e acompanhou o irmão Adolph, em 1812, quando este resolveu fixar residência no Brasil. Até retornar definitivamente  à  Alemanha  na  década  de  60  dos  anos  oitocentos,  Ernst  fez  apenas três viagensao seu país de origem. Transferindo sua sede paraMaruim, a empresa estabeleceu filiais em Salvador, Recife, Rio de Janeiro e Hamburgo.
Era comum, desde o início do século XIX, que os alemães vivendo no exterior tivessem esposasalemãs. Assim, Ernst Schramm providenciou seucasamento antes de vir para o Brasil. O matrimônio, com Adolphine Jencquel, aconteceu na Alemanha, em setembro de 1858. Antes de chegarao Brasil o casal passeou, em lua de mel, porLondres e Paris. Da união de Ernst e Adolphinenasceu o maruinense Max Schramm, em outubrode 1861. O poderio econômico dos Schramm colocou a família alemã, residente em Maruim, no centro de tomada de decisões do poder políticolocal, chegando um deles a ocupar a função deCônsul
da Alemanha em Sergipe. (FREITAS, 1991)7


Além desses, o Livro “Registro de Estrangeiros deMaruim”  conta do assentando, em 1840, dePeter Heinrich Holtermann, um comerciantesolteiro, com 51 anos de idade, nascido emHamburgo. Um ano depois, em 1841, chegouJohann Heinrich Winter, outro comerciantesolteiro, com 27 anos de idade, nascido emHannover. O comerciante Gustav Wiesdesmannchegou a Maruim aos 34 anos de idade, solteiro,em 1847. No final da década de 40, em 1849, chegou Henrismann Kotsch, com 30 anos de idade, nascido em Hannover.

Percebe-se pelos sobrenomes que alguns desses alemães são de origem judaica, notadamente a família “Schramm”. Importante fato para a história de Maruim é  que o famoso Gabinete de Leitura dessa cidade teve como mentor o cônsul OttoSchramm.
As cartas de sua tia Adolphine revelam que em 1860, já possuía em sua residência um rico acervo,que possivelmente, todo ou parcialmente, foratransferido para a biblioteca do Gabinete. Estamos tratando de um espaço de sociabilidade, com um vasto capital cultural, não só para Maruim, mas dereferência em Sergipe; tanto enquanto Província doImpério, como em Estado da Federação, haja vistaa importância deste espaço em ocasião dosacalorados debates liberais republicanos.
Um indício significativo da presença de cristãos-novos judaizantes entre os liberais associados aoGabinete de Leitura de Maruim é a composiçãoda diretoria do mesmo, que reunia um expressivo número de maçons. Sobre a importância da Maçonaria na cidade, Lúcia Marques afirma:

Em Maruim, a maçonaria encabeçou vários movimentos sociais em  favor dos mais necessitados, tendo auxiliado também na fundação do Hospital Senhora da Boa Hora, inaugurado em 1896. Contudo, o pároco Antônio Leonardo da Silveira Dantas, que dirigiu a paróquia da cidade, muito combateu aentidade maçônica, procurou participar decampanhas em prol daquela casa de saúde, na qualaparece como um dos fundadores. (SILVA, 1994, p.260).


Outra coisa são os indícios simbólicosapontados na arquitetura local, datada do final doséculo XIX. O símbolo do peixe, recorrente noinício da iconografia cristã é encontrado facilmente na parte alta das casas que ainda resta em ruínas na arquitetura local. Porém, num evidente contra ponto,aparecem figuras como a Estrela de Davi10 e a florde lis (flor-de-lis) que é uma figura heráldica, simbologia que remete à mística judaica do período, e que figurou na literatura técnica e cartográfica dopovo Judeu. Tudo isso reforça os indícios dapresença dos cristãos-novos em Maruim durante o período que seu comercio atraiu muito estrangeiro a Sergipe e, sobretudo da sobrevivência de sua consciência histórico-religiosa.

CONFLITO IDEOLÓGICO EM MARUIM

Paulo Valadares, um dos autores doDicionário Sefaradi de Sobrenomes, responde a algumas questões, como: o que aconteceu aos descendentes dos judeus que se converteram à força no século 15? Qual a influência deles na vida brasileira? Quem são eles? O autor escolheu nove judeus que se converteram nesta época, do rabino-chefe de Castela a outros menos conhecidos, e trouxe a sua genealogia até os nossos dias, para responder  estas questões.
O pesquisador avalia coletivamente oimpacto de algumas descendências de cristãos- novos na formação do Brasil. No meio de tantadiversidade e variedade surgem conexões genealógicas, culturais, éticas e até mesmo certa "visão de mundo geral" ou "percepção de mundo geral" de um povo, família ou pessoa cristã-nova brasileira, que é discretamente, mas eficazmente, desocultada pela pesquisa no livro :

...A maioria dos descendentes de cristãos-novos integrou-se à população geral. Muitas vezes nosquadros da elite nacional. “Porém, uma minoria desta ascendência e portadora da cultura cristã-nova pode sobreviver  graças a fatores internos e externos, como endogamia praticada constantemente,...” (VALADARES, 2007: 279).

Ele demonstra como por cerca de trezentos anos essa minoria resistiu culturalmente à assimilação dentro da sociedade católica sob o influxo da perseguição inquisitorial. Porém, após o término da separação legal entre cristãos-novos e cristãos velhos, na época do Marquês de Pombal e, sobretudo após a extinção do Tribunal do Santo Oficio, no início do século XIX, essa persistência foi se dissipando até se perder a consciência histórica desse povo.
Em função disso, dentro da historiografia brasileira a respeito dos cristãos-novos judaizantes o século XIX constitui uma lacuna. Não foram encontrados registros históricos a respeito e as pesquisas simplesmente silenciam a respeito da cultura cristã-nova  nesse período. Essa lacuna é admitida até pela famosa historiadora Anita Novinsky.
Porém, Paulo Valadares, em sua pesquisa, Uma Presença  Oculta, encontrou resquícios dasobrevivência desta cultura em diferentes lugaresde sociedades católicas e demonstrou a persistência da identidade judaica e a sobrevivência deste grupo etnocultural.
Seguindo essa perspectiva, esse texto pretende demonstrar inicialmente que a presença de cristãos-novos em Maruim, aliada a influência dos alemãesde origem judaica que  se dedicaram a atividades comerciais e culturais na segunda metade do século XIX, pode contribuir para iniciar o preenchimentodessa lacuna na historiografia sobre a culturacristã- nova no Brasil.
Isso porque, Maruim, através da fundação doGabinete de Leitura em 1877, de forte conotação liberal e com a presença dominante de maçons se constituiu em um ambiente anticatólico porexcelência. Sendo, portanto, esse conjunto defatores um forte indício da sobrevivência da cultura cristã-nova.
Em função disso, propomos à historiografia sergipana uma questão que poderá balizar futuraspesquisas: Como os cristãos-novos influenciarama prática do comércio, tradições culturais ecostumes religiosos em Maruim, notadamente noséculo XIX e início do século XX?.
Tais pesquisas poderão tomar como fonte observações quanto a presença de traços culturais e religiosos dos cristãos-novos judaizantes nos costumes e na cultura local de Maruim no séculoXIX e início do século XX, procurando perceberfragmentos da trajetória de vida dos indivíduos  maruienses, tentando  compreender a diversidade  de fatos    ocorridasnaquela região, durante o apogeu do comércio na segunda metade do século XIX, e como eles foram construindo uma identidadeprópria.
Dentro dessa ótica e no decorrer das leituras de documentos percebe-se a participação do Gabinete de Leitura de Maruim no conflito ideológico estabelecido na segunda metade do século XIXentre conservadores católicos e liberais maçons,notando-se a participação de descendentes de cristãos-novos judaizantes no conflito cultural da segunda metade do século XIX ao lado das forças liberais e anticatólicas, evidenciando a continuidade da cultura cristã- nova no complexo político-econômico e sociocultural de Maruim.
Por outro lado, a presença nas platibandasdas casas de Maruim da Estrela de Davi, comoanteriormente mencionado, uma vez que essesímbolo também tem importância na Maçonaria só faz reforçar a ligação dessa sociedade “secreta” com os cristãos-novos judaizantes. Fato esse constatadopor Anita Novinsky que, ao tratar da posição doscristãos- novos na sociedade baiana na primeira metade do século XVII, afirma:

Mesmo gozando exteriormente de um status social semelhante ao do cristão velho e do fidalgo,o cristão novo mantinhauma inquietude interna, produto de sua condição, o que provavelmente teráinclinado muitos dos seus descendentes a se tornarem posteriormente maçons e precursores dos ideais delibertação do Brasil.(NOVINSKY, 1992: 64)

Assim, Maruim aparece como um espaçoprivilegiado dentro do cenário político e cultural da virada do século XIX para o XX, onde se fez chamariz para muitas culturas, entre elas os cristãos-novos judaizantes.
Os estudiosos da história de Maruim ainda não deram a devida importância à influência e indícios desses cristãos-novos a corroborar na construção de um futuro promissor para a uma cidade que, nos moldes de uma cidade portuária, incrementava o desenvolvimento comercial deSergipe.

CONCLUSÃO
Indícios existentes em Maruim, tais como relações de trabalho na economia açucareira do Cotinguiba, vivência social de família, casamentos entre parentes, hábitos, usos, costumes, vivências, preconceitos e religiosidade, se aplicado o paradigma proposto por Carlo Ginzburg, poderão demonstrar a existência do Criptojudaísmo naquela localidade.

Descendentes de Judeus que migraram para Maruim no apogeu do seu comércio, final do século XVIII para o XIX, deixaram testemunho de que sua consciência histórico-religiosa ainda estava viva. A confecção do biscoito "sete capas", o enterro de pessoas em casa  porque o cemitério local era capitaneado pela Igreja Católica, o hábito de não comer carne vermelha, não apontar estrela e tersempre um oratório em casa para as orações, tudoisso indicia a presença de criptojudeus emMaruim, vindos de outras províncias emunicípios vizinhos, sendo atraídos pela prosperidade do comércio, deixando entranhados seus traços culturais na sociedade local até os dias de hoje.
Assim, são nítidos os vestígios e sinais das manifestações criptojudaicas na sociedade maruinense. Além disso, a análise da documentação referente ao Gabinete de leitura demonstra a forte oposição à Igreja Católica e ao regime político conservador, traço eminentemente característico de uma cultura de resistência.

FONTES

-  Ata e o Regimento Interno da loja Maçônica Cotenguiba (Aracaju)
-  Atas do Gabinete de Leitura de Maruim (1877);
-  Catálogo de Obras do Gabinete de Leitura deMaruim;
-   Estatutos do Gabinete de Leitura de Maruim -Reformados e aprovados em sessão da Assembleia Geral em 10 de julho de 1901. Aracaju, Tipografia do O Estado de Sergipe, 1902.
-  Estatutos do Gabinete de leitura de Maruim. Bahia: Tipografia Catilina, 1893.
-  Inventários do Arquivo do poder Judiciário;
-  Jornais e Revistas do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe;
-  Regulamento Geral da Ordem Maçônica/Sergipe.
-  Relatórios dos Presidentes de Província, Arquivo Público de Sergipe
-  Revista Literária do Gabinete de leitura de Maruim(1890);




REFERÊNCIAS
AGUIAR, Joel. Traços da História de Maroim.2. ed. Edição comemorativa dos 150 anos de Maruim. Aracaju: Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe, 2004.

ALBERTI, Verena. Manual de história oral. Rio de Janeiro, Editora Fundação Getúlio Vargas. 2005.

CHARTIER, R. À beira da falésia: a históriaentre incertezas e inquietude. Tradução: Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Universidade/UFRGS, 2002.

CRUZ E SILVA, Maria Lúcia Marques. Inventário Cultural de Maruim. Edição comemorativa aos 140 anos de Emancipação Política da cidade. Aracaju: Secretaria Especial de Cultura, 1994.

FREITAS, José Edgar da Mota [trad.]. Cartas deMaruim. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe/NUCA, 1991.

GUINZBURG, Carlo. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: Mitos, emblemas e sinais: morfologia e históriaTradução Frederico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

GINZBURG, Carlo. Controlando a Evidência: O Juiz e o Historiador. In. NOVAIS, Fernando A.; SILVA, Rogério F. da (orgs.). Nova História em Perspectiva (Vol. 1 Propostas e Desdobramentos). São Paulo: Cosac Naify, 2011, p. 341-358.

COMENTÁRIOS

BLOGGER
Nome

100 vergonhas,2,A IDADE DAS TREVAS,1,ação social,3,Acidente,1,Acontecimentos,1,Agradecimentos,4,Agricultura,1,água,1,Antiga,3,Antigas,77,ao vivo,5,arte,1,Artes,194,Artigos,14,As Grandes Transformações da Cidade,1,assistência social,1,Atenção,1,avisa,1,Aviso,27,Beleza,1,Bloco a Molekada,2,Bloco A Porta,2,Bloco Acarajé e CIA,1,Bloco Amigos da Vila Nova,2,Bloco as Piranhas,1,Bloco dos Filhos de Deus,1,Bloco Os Bakaninhas,2,Bloco Pirilampos,1,Bloco União,1,Bloquinhos,6,café com palavra,1,Campanha,4,Carnaval 2012,89,Carnaval 2013,10,Carnaval 2014,2,carnaval 2020,16,Carnaval 2023,1,Carnaval 2024,3,Carnaval dos Carnavais,6,Charge,11,Ciclismo,1,Cidadania,17,Cidade,684,Classificados,3,Clima,16,codade,1,Coemercial,1,Coisas de São Cristovão,1,Colunista,60,Com,2,Comen,2,Coment,2,Comenta,3,Comentar,1,Comentario,808,Comentário,509,Comentários,10,Comer,2,Comercial,428,comércio,1,Cometarios,428,Comunicado,6,Concurso,6,Contato,1,convite,15,Copa Cidade Mãe de Futsal,1,Cormercial,1,Cotidiano,1,Cultura,433,Cultura Popular,21,Curiosidades,2,Cursos,1,Decisão,1,Denun,1,Denuncia,105,Destaque 2011,13,Dialogos de calçada,4,Diálogos de Calçada,4,Dica,1,Direito do Consumidor,15,DISTRITO INDUSTRIAL DE SÃO CRISTÓVÃO,1,do pão,1,Documentario,1,Drogas,1,Economia,33,Edu,1,Eduacação,12,Educação,104,Eleição,1,Eleição 2022,1,Eleiçãos 2022,3,Eleições 2012,35,eleições 2020,1,Eleições 2022,7,Eleições 20222,1,Eleições 2024,1,Emprego,2,esclarecimentos,1,Esporte,223,Esportes,117,Estatística,1,Evento,7,Eventos,132,F,1,fake news,6,fakenews,1,FASC,8,FASC 2019,29,FASC 2022,9,FASC 2023,9,Fato ou fake,1,Festa,75,Flamigos,2,Fotos do Carnaval 2011,22,Frases,1,Gente,7,H,1,Habitação,1,His,1,Historia,133,História,49,historica,1,HISTÓRICA,1,Homenagem,5,Homenagens,24,Homens,1,http://www.blogger.com/img/blank.gif,1,Hum,1,Humanitario,1,Humor,582,Imagem,3,Imagens Antigas,5,Interessantes,1,João bebe Todas,2,Jornais,1,justiça,1,Kaio Alex,1,Lazer,1,Leitores,3,lembranças,1,Lenda de São Cristovão,1,Limpeza Publica,1,Literatura,2,live,13,loteria,1,Manifes,1,Manifestação,50,Marketing,1,Meio ambiente,4,Meio Ambiênte,19,Melhore,1,Melhores do Ano,17,Memoria,1,Meu olhar,10,Morde Fronha,6,Movimento,2,MS RESPONDE,7,Mundo,1,Musica,12,música,1,Natureza,9,negócios,2,Nota,19,Nota de falecimento,12,Notícias,3,Novidade,1,O cara,1,O cara da fila,15,O Cara da fila do pão,179,O Major,1,obras,2,Opinião,16,Outras,38,P,1,Patrimonio da Humanidade,98,patrimônio da humanidade,11,Pausa Cultural,1,Pergunta,1,Periodo das Trevas,1,personalidade,174,pessoalidade,1,Plantão de Noticias,13,Poesia,11,Poli,1,Polícia,1,Politica,575,Política,126,Politicando,2,PONTO DE REFLEXÃO,1,Povoados,2,Projeto Social,1,Protesto,58,Publ,1,Pública,1,Publicação,892,Publicação esporte,1,Publicação nota,1,publicações,3,Publicidade,3,Publicy,1,Reflexão,1,Rel,1,Relig,1,Religião,317,Relíquias,7,Resposta,5,Revolta,1,Roberto Silva,1,salário,1,saudade,1,Saude,47,Saúde,130,Segurança Publica,5,Selo de qualidade,1,Sergipanidade,2,Sergipe,1,serviços,1,Serviços Publicos,3,Serviços Públicos,1,Sextou,4,show,1,Solidariedade,1,Tecnologia,1,Tempo,1,Texto,3,Tra,1,tragédia,1,Transito,149,Trânsito,5,Transporte Publico,28,Transporte público,1,Turismo,81,utilidade,1,Utilidade Publica,3,v,1,Vi,2,Video,6,vídeo,13,Videos,118,Vídeos,9,Violencia,142,Violência,517,Vou te contar,7,
ltr
item
COISAS DE SÃO CRISTOVÃO: MARRANOS EM SERGIPE
MARRANOS EM SERGIPE
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh1r00L8BVpS2w9NoJobxGn32k0_boX0s6VAmj4OyDTt6hvHzt9DPImdq-NDFhbiT8oo8xIxATUnvLpQAY8eqWF4LZgg7bh6bxkNPQAOjzKcn-QELSghyphenhyphen2gOMJAleAk4PxHK0xzPqwtBHgX/s280/colonia++alem%25C3%25A3+001.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh1r00L8BVpS2w9NoJobxGn32k0_boX0s6VAmj4OyDTt6hvHzt9DPImdq-NDFhbiT8oo8xIxATUnvLpQAY8eqWF4LZgg7bh6bxkNPQAOjzKcn-QELSghyphenhyphen2gOMJAleAk4PxHK0xzPqwtBHgX/s72-c/colonia++alem%25C3%25A3+001.jpg
COISAS DE SÃO CRISTOVÃO
https://coisasdesaocristovao.blogspot.com/2017/08/marranos-em-sergipe.html
https://coisasdesaocristovao.blogspot.com/
https://coisasdesaocristovao.blogspot.com/
https://coisasdesaocristovao.blogspot.com/2017/08/marranos-em-sergipe.html
false
828505119608619844
UTF-8
Abrir todas as postagens Not found any posts VER TUDO! Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS Ver tudo! RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO BUSCAR TODAS AS POSTAGENS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content